Aluna: Ana Santos
Turma: 2
N.º: 2
Professora: Anabela Palma

Link para o meu blog do 10.º ano: http://bloggeoa.blogspot.pt/
Link para o meu blog do 11.º ano: http://geografiaa11ano.blogspot.pt/

quinta-feira, 12 de março de 2015

Cidades tecnológicas

Taguspark - Parque de Ciência e Tecnologia


Taguspark situado no concelho de Oeiras e, é um Parque de Ciência e Tecnologia, é considerado um dos principais parques tecnológicos da Europa, pelo seu conceito, tecnologia e inovação.


O TagusPark alberga as mais diversificadas tipologias empresariais, universidades, ambiente, novos projectos e ideias com a Incubadora de Ideias, investigação científica e disseminação de novas competências técnicas no mercado de trabalho

O conceito do Parque compreende uma edificação integrada nas necessidades, com certificação de qualidade, e também espaços naturais com reduzido impacto do edificado, condições de apoio à prática de desporto, serviços culturais, centro de congressos, restauração, lazer, rede de transportes e escola para crianças e adolescentes. 
O Taguspark compreende ainda um auditório de 300 lugares com seis cabines de tradução simultânea, preparado para as mais inovadoras tecnologias, uma galeria e área de exposições, com um total de 2.000 m2 e o conjunto das oito Salas de Reuniões, com capacidade entre 8 e 50 lugares, garantindo o perfeito complemento ao Centro de Congressos.

Fonte: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-taguspark-parque-de-ciencia-e-tecnologia-17780



 Silicon Valley/ Vale Silício


Vale do Silício, está situado na Califórnia, Estados Unidos, região esta denominada pólo industrial e que concentra diversas empresas de tecnologia da informação, computação entre outras. O local começou a desenvolver-se no ano de 1950, com o objetivo de gerar e fomentar inovações no campo científico e tecnológico. A maioria das empresas instaladas na região, são do ramo da electrónica, informática e componentes electrónicos. O nome Silício é utilizado como homenagem ao próprio elemento químico (Si), que é a matéria-prima básica e de fundamental importância na produção da maior parte dos circuitos e chips electrónicos.
Seu início no ano de 1950 teve dois fatores predominantes que impulsionaram a região, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, devido à necessidade de produção de armas e construção de aviões de caça. Na época, as indústrias electrónicas instaladas no Vale do Silício, foram as fornecedoras de todo material necessário. Porém existem algumas ressalvas de historiadores que datam a origem do Vale do Silício no ano de 1906, e a associam a origem do rádio. Na época, engenheiros tinham seus laboratórios instalados na região e iniciaram os testes deste meio de comunicação. Por ser um local propício, com facilidade para obter materiais e baixo custo, vieram outras empresas do ramo de tecnologia, também com o intuito de conseguir avanços em electrónica.
O Vale do Silício é uma das maiores aglomerações de empresas com domínio de tecnologia de ponta do mundo. Esta característica aplicou-se, porque a região é conhecida por desenvolver modelos acessíveis de financiamento, para projetos de tecnologia, os chamados Startups Companies. Com o crescente desenvolvimento da região, o quadro atual do Vale do Silício é parecido com qualquer outro local; trânsito, imóveis super valorizados e alta competitividade. Há ainda a preocupação com a sustentabilidade e meio ambiente, questões como, crescimento de maneira sustentável e responsável.
Conhecido por ser a Meca da inovação e possuir uma geografia privilegiada, o Vale do Silício hoje não poupa esforços nos requisitos da reinvenção e viabilização de novas ideias, as quais exigem muito conhecimento e investimento.

Fonte: http://www.infoescola.com/informatica/vale-do-silicio/

Sem comentários:

Enviar um comentário